Tendências tecnológicas da indústria 4.0 possibilitam trabalho mais inteligente focado em resultados


O futuro da indústria é inteligente, conectado e focado em resultados. A medida em que a concorrência aumenta, as empresas precisam readaptar seu modelo de negócio e, dessa forma, a indústria avança rapidamente. A marca de lubrificantes MobilTM, referência em produtos de alta tecnologia para o setor, destaca quais são as tecnologias que dão suporte à Indústria 4.0.

Das microempresas às grandes empresas, a Indústria 4.0 permite uma maior eficiência fabril e partir de operações orientadas a tecnologias como Inteligência Artificial, computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e robótica, entre outras. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria mostrou que a adoção de tecnologias aumenta em 22% a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas. Apesar de o conceito de Indústria 4.0 ser bem difundido no Brasil, a prática é totalmente diferente. Existe ainda o desafio dos negócios industriais, que precisam identificar as tecnologias mais adequadas para suas operações.

Foi em 2011 que o mercado ouviu falar, pela primeira vez, do conceito de Indústria 4.0, durante a Hannover Messe, uma das principais feiras mundiais do setor de automação industrial, na Alemanha. Em resumo, o conceito pode ser explicado como o uso de diferentes tecnologias para criar redes inteligentes que vão conectar e integrar toda a cadeia produtiva de uma indústria. Listamos abaixo algumas tendencias que sustentam esse pilar.

Big data e análise de dados

Reúne o “mar de dados” em uma estrutura sistematizada e digitalizada, com precisão e em tempo real

Robótica

Representa aumento da produção e significativa redução de custos. É cada vez mais disseminada nas plantas industriais.

Simulações computacionais

Proporcionam visão do mundo fpisico adaptado ao virtual. Facilitam tomadas de decisão e garantem otimização de recursos

Internet das Coisas

Conecta rede de objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de sensores e softwares inteligentes. Possibilita acesso às informações armazenadas em banco de dados na nuvem a partir de qualquer lugar, a qualquer momento.

Cibersegurança

Com o grande volume de dados armazenados e a interligação com toda a cadeia, ter procedimentos de governança será essencial par qualquer fábrica.

Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Banco de dados virtual, reflete-se em redução de custo, tempo e ganhos de eficiência.

Manufatura aditiva

A chamada impressão em 3D amplia a gama de aplicações nos produtos, além de possibilitar a criação de peças customizadas de maneira rápida e precisa.

Integração de sistemas

Conecta os sistemas da empresa com o ecossistema a que ela está inserida na cadeia, como clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros.

Realidade Aumentada

Possibilita aumento na eficiência da indústria, principalmente no que diz respeito à manutenção. Auxilia também na capacitação profissional.

Para conferir outros materiais sobre o segmento industrial, acesse:

https://www.mobilindustrial.com.br/blog

1 visualização0 comentário