top of page

Elon Musk dá start em “Colossus” e começa a treinar tecnologia de suas empresas



Além disso, já existe um plano de dobrar a capacidade do Colossus em poucos meses a partir da adição de mais de 50 mil chips da Nvidia, o H200, que deve ampliar sua capacidade computacional


Nesta semana, a nova companhia de Elon Musk que foca em Inteligência Artificial, a xAI, deu início a ativação do “Colossus”, um supercomputador que pode mudar todo o cenário da tecnologia. O sistema vai começar a treinar o modelo Grok, uma IA que vai estar disponível para assinantes do X. 


Localizado no Tennessee, nos Estados Unidos, o modelo utiliza 100 mil processadores da Nvidia, o que o torna o maior cluster de computação de Inteligência Artificial do mundo. O CEO da empresa, Elon Musk, destaca que o Colossus foi feito para ser “o sistema de treinamento de IA mais poderoso existente”. 

Como resultado disso, o sistema pede 1 milhão de galões de água por dia para seu resfriamento e consome 150 megawatts de energia, o que poderia causar um risco da cidade de não conseguir suprir essa demanda. 


Vale destacar que alguns membros e analistas da Tesla já têm sugerido que o hardware pode ser integrado ao desenvolvimento do Optimus, um robô humanoide da empresa. O que poderia gerar ao bolso de Musk cerca de US$ 1 trilhão de lucro. 

Além disso, já existe um plano de dobrar a capacidade do Colossus em poucos meses a partir da adição de mais de 50 mil chips da Nvidia, o H200, que deve ampliar sua capacidade computacional. 


7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page